quinta-feira, 22 de junho de 2006
trabalho e zelo
Bom dia!
Hoje, praticamente, todos (ou quase) têm acesso ao Ensino até à Universidade.
Em Portugal.
Que querem os alunos?
Aulas sérias, exigentes?
Não, não querem senão entretenimento: logo, as aulas são uma estopada.
Todos os alunos? Claro que não - e são poucos.
Motivação é a palavra de ordem - para os professores.
Portanto, os alunos querem entretenimento, passatempo.
Dado de facto: não se pode negar que o estudo é coisa séria e exigente.Deste jogo franco os alunos não querem saber, preferem o jogo-jogo, a diversão: o facilitismo.
"Kalepa ta kala" disseram os Gregos, isto é, o belo é difícil. E o "belo", no contexto do ensino, é o estudo sério e consequente.
Quer para os alunos quer para os professores: sem trabalho e dedicação constantes e persistentes não há ensino que funcione e frutifique.
O professor é, por definição, um estudioso. O professor deve actualizar-se continuamente, sendo ele mesmo o exemplo vivo de estudante. Tem que ter o máximo de conhecimentos sobre a matéria que lecciona, dominá-la ao máximo.
Repetindo: O aluno é, por definição, um estudioso. O aluno deve actualizar-se continuamente, sendo ele mesmo o exemplo vivo de estudante. Tem que ter o máximo de conhecimentos sobre a matéria que vai aprendendo, dominá-la ao máximo.
Trabalho e zelo de ambos os lados.
Os alunos têm, hoje, interesses que não se harmonizam com trabalho e zelo que o estudo exige.
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