sábado, 30 de julho de 2011

Em mentiroso eu não confio.




Um devaneio, pura ficção: fantasiemos uma “estória”: a 1 de Abril de 2011, em concreta campanha eleitoral, uma aluna de uma Escola Secundária perguntou ao cândido candidato Pedro Passos Coelho:
- “Sr. Dr., o subsídio de Natal poderá ser subtraído ao meu pai?”
- “Isso seria um disparate, minha filha”- respondeu Passos Coelho, peremptório, olhos-de-adulto de  Pedro Passos Coelho nos olhos-de-adolescente da aluna de uma Escola Secundária.
Logo que chegou a casa, a aluna, diligente, sabendo como toda a gente o que significa a palavra “disparate”, correu à estante dos livros, abriu o Dicionário de Língua Portuguesa e, em voz alta para ter a certeza de que não estava a sonhar, leu: “acto ou efeito de disparatar; falta de propósito; tolice; absurdo; desatino; sem-razão; extravagância.”
Não ficou satisfeita:
a)   e que é que “disparatar” significa? Dicionário: “despropositar;desvairar”; “despropositar” é “desatinar”; “desvairar” é “fazer enlouquecer; alucinar; [...] dar maus conselhos a; iludir;”
b)   falta de propósito” é o quê? Dicionário: é falta de “deliberação; de resolução; de decisão; de intento; de projecto; de objecto; de fim; de mira; de juízo; de prudência”;
c)    tolice”? Dicionário: é “qualidade de tolo; acto ou dito de tolo; parvoíce; necedade; asneira; estupidez”;
d)   absurdo”? Dicionário: “contrário à razão; contraditório; despropositado; disparatado”;
e)    já agora que é “desatino”? Dicionário: “falta ou perda do tino; desvario; loucura”;
Basta, já percebi – concluíu a aluna: subtrair o subsídio de Natal ao meu pai é, e para resumir, fazer enlouquecer o meu pai, é estupidez, é contrário à razão, é falta ou perda do tino, é necedade e loucura praticadas por quem subtrair o subsídio de Natal ao meu pai.
Essa, segundo o Dicionário, estupidez acontecerá nos seguintes actos de subtrair (=”furtar”, no Dicionário): (ver Visão)
a)   758 Euros ao meu tio;
b)   1008 Euros ao meu pai;
c)    1258 Euros ao meu avô;
d)   2258 Euros à minha madrinha-tia;
e)    4758 Euros ao meu primo João Smith.
Total subtraído à minha família: DEZ MIL E QUARENTA EUROS!

O que mais aborrecimento me causa é que serão subtraídos (furtados, no Dicionário) 1008 Euros ao meu pai. O já-não-cândido candidato Pedro Passos Coelho verifica que essa subtracção (=furto, no Dicionário)
- é o governante-eleito Pedro Passos Coelho fazer enlouquecer o meu pai,
- é o governante-eleito Pedro Passos Coelho praticar estupidez,
- é o governante-eleito Pedro Passos Coelho agir contrário à razão,
- é o governante-eleito Pedro Passos Coelho ter falta ou perda do tino,
- é falta de juízo, é necedade e loucura praticadas pelo governante-eleito Pedro Passos Coelho.
Excursus: afinal, prometeu não subtrair 1008 Euros ao meu pai e no subsídio de Natal subtrairá 1008 Euros ao meu pai: MENTIU, foi/é ainda MENTIROSO.
Em mentiroso eu não confio.

Arquivo do blogue