segunda-feira, 15 de junho de 2009








O que é a guerra?
Resposta de António Vieira:


“É a guerra aquela tempestade terrestre, que leva os campos, as casas, as vilas, os castelos, as cidades, e talvez em um momento sorve os reinos e monarquias inteiras. É a guerra aquela calamidade composta de todas as calamidades, em que não há mal algum que, ou se não padeça, ou se não tema, nem bem que seja próprio e seguro. O pai não tem seguro o filho, o rico não tem segura a fazenda, o pobre não tem seguro o seu suor, o nobre não tem segura a honra, o eclesiástico não tem segura a imunidade, o religioso não tem segura a sua cela; e até Deus nos tempos e nos sacrários não está seguro” (Padre António Vieira (1608-1697), Sermão Histórico e Panegírico nos Anos da Rainha D. Maria Francisca de Sabóia).

Fernando Pessoa afirmou que António Vieira é o "Imperador da língua portuguesa" no 3º verso da 1ª quadra do segundo "Aviso" da terceira Parte da Mensagem. Sabemos que F.Pessoa disse "Minha Pátria é a língua portuguesa" . Lógico: Vieira é o imperador da pátria de Pessoa.

Nos Açores, em terras de Portugal, quem anfitrionou os Senhores da Guerra de Invasão do Iraque (Bush, Blair, Aznar - BBA)?
Foi Manuel Durão Barroso que, ao carimbar e, daí, ao abençoar esse acto, se tornou no 4º Senhor da Guerra (BBA e B).

1- “É a guerra aquela tempestade terrestre, que leva os campos, as casas, as vilas, os castelos, as cidades,”: foi isso que Barroso quis.
2- “É a guerra aquela calamidade composta de todas as calamidades, em que não há mal algum que, ou se não padeça, ou se não tema, nem bem que seja próprio e seguro.”: foi isso que Barroso quis.
3- Na guerra “O pai não tem seguro o filho, o rico não tem segura a fazenda, o pobre não tem seguro o seu suor, o nobre não tem segura a honra, o eclesiástico não tem segura a imunidade, o religioso não tem segura a sua cela; e até Deus nos tempos e nos sacrários não está seguro”: foi isso que Barroso quis: a morte do pai e/ou do filho, de todos os inocentes que a guerra ceifou.
Nada disto lhe pesa na consciência – já o confessou.
É o único sobrevivente dos quatro Senhores da Guerra.
Por isso não voto na sua re-eleição para presidente da Comissão Europeia.

Arquivo do blogue