terça-feira, 25 de abril de 2006

Ser Homem é ser Livre

Os ideais da Revolução Francesa são Liberdade, Fraternidade e Igualdade. Só a Liberdade é que é constituinte da essência humana: ser Homem é ser Livre.
Sem Liberdade não se é Homem.
Sem Fraternidade e sem Igualdade pode ser-se Homem.
Fraternidade e Igualdade têm a ver com a deontologia, são deontológicas: porque o não somos, devemos ser fraternos e, apesar de diferentes, iguais.
Liberdade tem a ver com a ontologia, é ontológica, é ôntica.

Viva a liberdade!!!!!

Enquanto por cá se comemoram os 32 anos do fim da ditadura ainda há países onde o facto das mulheres poderem ter acesso a assistir a eventos desportivos é um facto digno de registo e de notícia a nível internacional. Está tudo aqui.

É impressionante os poderes que os ditadores têm de pôr e dispôr da vida dos outros. São seres prepotentes, maus, autoritários e despóticos que usam e abusam dos poderes que lhes são conferidos.

Do mal o menor e as democracias, com todos os seus defeitos, ainda continuam a ser o melhor regime político. Pelo menos somos livres de falar, de escrever e de agir de acordo com as nossas consciências. O importante é nunca esquecer que a nossa liberdade termina onde começa a dos outros e que se nos respeitarmos uns aos outros, em toda e qualquer ocasião, o mundo poderá ser, sem dúvida, um local melhor.

Saudações virtuais

Arquivo do blogue