sexta-feira, 12 de junho de 2020



 certos princípios morais
  
José Miguel Pinto dos Santos, um dos autores do programa do CHEGA, publicado no Observador, fala, ainda e sempre no Observador, no artigo “https://observador.pt/opiniao/estara-deus-a-castigar-nos/, da “filosofia cristã”.
Pois bem:
1-   Não existe filosofia cristã. O Cristianismo NÃO é uma Filosofia. Esta implica a construção de um edifício teórico com cabeça, tronco e membros, como o fizeram, entre outros, Aristóteles, Platão, Descartes, Kant, Hegel, Heidegger, and so on.- Não consta que a Wikipédia, a enciclopédia livre, seja destituída de crédito, mas aí se lêHá estudiosos que questionam a existência de uma filosofia cristã propriamente dita. Esses afirmam que não há originalidade no pensamento cristão e seus conceitos e ideias são herdadas da filosofia grega.

O Cristianismo é uma forma de vida, um modo de vida, que, simplesmente, se reduz a um pouco que é um tudo.

PRIMEIRO, o cristão, se o quer ser, reconhece a divindade do mortal(=homem) Jesus de Nazareth. Essa divindade, se o cristão a aceitar, terá/teve fundamento na Ressurreição desse Jesus de Nazareth. Este ressuscitou mesmo, realmente? Historicamente NÃO houve testemunhas. Então...que faz o cristão? Faz um acto de FÉ: CRÊ=ACREDITA. Como escreveu KIERKEGAARD, Sören: acreditar é dar um salto no abismo: SEM testemhas HISTÓRICAS, Jesus de Nazareth é Deus.

SEGUNDO, eu acho que só um maluco completo ou um Deus é que afirma: Amai os vossos inimigos (Lucas 6,35). De novo: O Cristianismo é uma forma de vida, um modo de vida que se reduz a um pouco que é um tudo. NÃO é uma Filosofia.

          2- José Miguel Pinto dos Santos um dos autores do programa do CHEGA, publicado no Observador, delira no seu artigo, não distingue claramente Cristianismo de Catolicismo, delira no meio de “filosofias” extremo-orientais, e tem um delirante dom particular: José Miguel Pinto dos Santos SABE o que Deus sabe e SABE o que Deus pensa e quer. O maior DOUTOR do Catolicismo, Tomás de Aquino ((Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274), na sua ponderosa e monumental obra “Suma Teológica” (escrita de 1268 a 1273) refletiu e escreveu sobre 5 argumentos racionais que apontam para a necessidade da existência de Deus. Após a extensíssima e exaustiva demonstração desses 5 argumentos racionais,Tomás de Aquino concluíu: “Deus existe. Como é? NÃO SEI”. José Miguel Pinto dos Santos SABE! E até SABE o que Deus sabe e SABE o que Deus pensa e quer.

          3- José Miguel Pinto dos Santos bem tenta, atabalhoada e desastradamente, ironizar sobre mil coisas; não consegue, não sabe usar a fina figura de estilo que é a ironia, escrevinhou por escrevinhar, a tal ponto que quis, baldadamente, identificar DOIS Engenheiros: o “sr. eng. Costa” e “sr. eng. Rio”, porque, para José Miguel Pinto dos Santos: “U avtor não segve a graphya du nouo AcoRdo Ørtvgráphyco. Nein a do antygo. Escreue coumu qver & lhe apetece.”, isto é, Um autor “escreve como quer e lhe apetece”, ou seja, para o José Miguel Pinto dos Santos não há regras, por isso é que ele escreveu no início do seu artgo “O pior mal que nos pode acontecer é esquecermo-nos que, quando violamos certos princípios morais, de algum modo nos estamos a destruir a nós próprios”)    

 



Arquivo do blogue