quinta-feira, 22 de junho de 2006

trabalho e zelo








Bom dia!

Hoje, praticamente, todos (ou quase) têm acesso ao Ensino até à Universidade.

Em Portugal.

Que querem os alunos?

Aulas sérias, exigentes?
Não, não querem senão entretenimento: logo, as aulas são uma estopada.

Todos os alunos? Claro que não - e são poucos.

Motivação é a palavra de ordem - para os professores.

Portanto, os alunos querem entretenimento, passatempo.

Dado de facto: não se pode negar que o estudo é coisa séria e exigente.Deste jogo franco os alunos não querem saber, preferem o jogo-jogo, a diversão: o facilitismo.

"Kalepa ta kala" disseram os Gregos, isto é, o belo é difícil. E o "belo", no contexto do ensino, é o estudo sério e consequente.

Quer para os alunos quer para os professores: sem trabalho e dedicação constantes e persistentes não há ensino que funcione e frutifique.

O professor é, por definição, um estudioso. O professor deve actualizar-se continuamente, sendo ele mesmo o exemplo vivo de estudante. Tem que ter o máximo de conhecimentos sobre a matéria que lecciona, dominá-la ao máximo.

Repetindo: O aluno é, por definição, um estudioso. O aluno deve actualizar-se continuamente, sendo ele mesmo o exemplo vivo de estudante. Tem que ter o máximo de conhecimentos sobre a matéria que vai aprendendo, dominá-la ao máximo.

Trabalho e zelo de ambos os lados.

Os alunos têm, hoje, interesses que não se harmonizam com trabalho e zelo que o estudo exige.

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